Pinheiral Oferece Capacitação para Grupo de Artesãos

Saiba mais!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através do Departamento de Cultura, Lazer e Turismo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ofereceu uma palestra de capacitação ministrada pelo Grupo Condomínio das Artes de Piraí para o Grupo de Artesãos de Pinheiral. A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sediene Maia, esteve presente no evento que aconteceu na tarde da última quarta-feira (13/09) e agradeceu a capacitação ministrada pelo grupo de Piraí.

"É um prazer imenso receber o grupo de artesãos de Piraí, podemos dizer que somos cidades irmãs, e assim somos um berço de cultura, ambas as cidades tem uma diversidade cultural imensa desde o artesanato até a poesia. Somos um berço de artistas, e costumo dizer que, isso é mérito da nossa herança cultural", destacou Sediene.

A coordenadora de Turismo de Pinheiral, Tânia Amorim, ressaltou a importância do apoio do poder público aos artistas da cidade.

"Gostaria de ressaltar a importância do apoio da Prefeitura aos projetos, pois o prefeito Ednardo Barbosa e a vice-prefeita Sediene Maia são grandes incentivadores do trabalho dos artesãos de Pinheiral", destacou a coordenadora.

O coordenador da Casa de Cultura de Piraí, Hudson dos Santos Vale, destacou a importância da troca de experiência dos artesãos.

"É um orgulho estar aqui, pois nossa origem é comum, pertencemos ao Vale do Café e o Médio Paraíba tem uma identidade comum. Acredito que nossa região unida vai nos transformar em uma referência. O artesanato em Piraí funciona há 17 anos graças a muita persistência, insistência e capacitação. Vejo nos artesãos de Pinheiral muita união e isso é à base de um trabalho. O artesanato é uma das saídas para a retomada da economia contemporânea, todo país que investe e fortalece o artesanato gera renda. Gostaria de agradecer essa recepção que tivemos na cidade e cada vez mais, iremos fortalecer essa união e troca de experiência com Pinheiral", destacou Hudson.

A palestra de capacitação foi ministrada pela coordenadora do grupo Condomínio da Arte, Jane Medeiros, com a intenção de passar as experiências que o grupo de Piraí teve para o grupo de Artesãos de Pinheiral.

"Achei importante mostrar a caminhada que já percorremos ao longo dos 17 anos do grupo Condomínio das Artes, e contar um pouco da nossa experiência e das dificuldades encontradas pelo caminho", destacou Jane.

A artesã de Pinheiral, Fátima Abreu, destacou a importância da capacitação e o apoio que o grupo vem recebendo da Prefeitura de Pinheiral.

"Para a gente essa palestra é muito importante, pois é uma segunda etapa para o nosso grupo. O primeiro foi à sessão do espaço para o nosso grupo através da Prefeitura que tem apoiado nosso trabalho, e agora essa capacitação que vai abrir portas para outros eventos e, com isso vamos buscando o crescimento do nosso grupo de artesãos que é o nosso objetivo", destacou a artesã.