PINHEIRAL INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e a de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Será aplicada a vacina contra a poliomielite para crianças de 01 a 04 anos e disponibilizados todos os demais imunizantes para complementar o esquema vacinal para o público de zero a 14 anos. A campanha vai até 09 de setembro, com o dia D no dia 20 de agosto.

O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. A estimativa é de que mais de um milhão de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos estejam elegíveis à atualização da caderneta, sendo que, deste total, cerca de 280 mil crianças deverão receber a dose contra a poliomielite.

As 18 vacinas disponibilizadas durante a campanha são BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-Valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e Tétano, Meningocócica ACWY (Conjugada), HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19.

As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. É indispensável que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum comprovante da situação vacinal para que sejam avaliadas pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada possam ser aplicadas.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança.