Pinheiral inicia Campanha Antirrábica na próxima segunda-feira

Saiba mais!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou as datas e locais para a vacinação Antirrábica Animal. A campanha de Vacinação Contra Raiva será realizada na área rural, do dia 11 ao dia 19 de setembro, no posto do Programa Saúde da Família (PSF), das 09 às 11 horas. Já o dia "D" de vacinação será realizado no dia 07 de outubro, de 08 às 17 horas, em todos os módulos do (PSF) da cidade.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Rangel Medeiros, explicou como funcionará a campanha.

"No primeiro momento, vamos fazer a vacinação na área rural e também iremos aos locais mais afastados para fazer a vacinação nas casas. Já no dia 07 de outubro, em um sábado, iremos contemplar o restante da cidade com a campanha em todos os PSFs da cidade", explicou.

Rangel também falou sobre a importância da campanha não só para evitar a doença nos animais de estimação, mas também como forma de proteger o dono. A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.

"A campanha é muito importante, pois não se trata apenas da saúde animal, mas também da saúde das pessoas. Como a raiva é uma doença que pode ser letal, nosso objetivo é fazer essa imunização para não afetar a população de nossa cidade", disse o coordenador.