Saúde de Pinheiral Realiza Primeira Doação de Córnea para Transplante

Saiba mais!

O Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa realizou a primeira captação e doação de córnea para transplante no município. Aliás, ação inédita realizada na cidade nesta segunda-feira (11/09) e na gestão do prefeito, Ednardo Barbosa, que torna Pinheiral o mais novo parceiro do Hospital São João Batista para doação do órgão e principalmente, ajuda a reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde.

Para participar da ação os técnicos do Complexo Hospitalar de Pinheiral receberam capacitação do Banco de Olhos do Hospital São João Batista no fim do mês de agosto para entender o fluxograma de doação do órgão e a busca de um potencial doador. O diretor médico do Hospital de Pinheiral, Edison Marques, explica a importância da parceria firmada.

"Para o nosso município é muito importante porque com essa parceria vamos ter um acesso maior ao Banco de Olhos, de Volta Redonda. É um sistema parecido com o de doação de sangue, sendo assim, toda vez que o hospital precisa de sangue, você tem que ter doadores para ter um retorno da transfusão. Então, você sendo doador de córnea existe uma possibilidade maior de conseguimos um transplante para um morador da cidade", explicou o diretor.

O secretário de saúde, Everton Alvim, enalteceu a importância dos municípios da região trabalharem em conjunto.

"A questão da captação de córneas para doação é mais uma tentativa de parceria regionalizada. Esta parceria foi iniciada com a captação de córnea, mas já estamos estudando maneiras de fazer coleta de leite materno e também de levar funcionários e munícipes para doação de sangue. Conseguimos uma parceria muito boa com Volta Redonda e, como a gente não tem muitos recursos para retribuir a ajuda, tentamos com essas alternativas equacionar esse relacionamento, mas na verdade, conseguimos melhorar o relacionamento com todas as cidades da região como um todo", destacou o secretário.

Doação de Córneas - o que você precisa saber:

A córnea é a primeira lente dos olhos. É como o vidro de um relógio ficando a frente da parte colorida que é a íris. É transparente, pois não possuiu vasos sanguíneos. Qualquer pessoa entre 10 e 80 anos pode doar suas córneas. Quem deseja ser doador deve manifestar este desejo em vida junto a seus familiares.

O transplante de córnea é indicado para quem tem doenças que comprometam a transparência ou relevo da córnea com distrofias, degeneração, traumas e infecções. A lista de pacientes para receberem o transplante é uma fila única regulada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pelas centrais de distribuições de cada Estado. No Rio de Janeiro, o órgão responsável é a Central de Transplante do Rio."