Noticias

PINHEIRAL 27 ANOS: PREFEITO EDNARDO BARBOSA ENTREGA OBRAS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

PINHEIRAL 27 ANOS: PREFEITO EDNARDO BARBOSA ENTREGA OBRAS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

Programação de aniversário contou com as presenças dos deputados estadual, Gustavo Tutuca e Federais, delegado Antônio Furtado e Luiz Antônio Corrêa

No dia do aniversário de 27 anos de Pinheiral, comemorado 13 de junho, o prefeito Ednardo Barbosa e a vice-prefeita, professora Sediene Maia, acompanhados dos deputados estadual, Gustavo Tutuca e Federal, Luiz Antônio Corrêa e o ex-deputado, Deley Oliveira presenteou a população do Parque Maíra com duas obras muito aguardadas pelos moradores do bairro e empresários, anunciou novos investimentos e destacou as obras em andamento.

O tão sonhado ginásio poliesportivo e a pavimentação do Polo Industrial foram entregues sob uma forte manifestação de alegria da população local, principalmente das crianças que estavam muito felizes com a nova área de lazer da comunidade cuja obra estava paralisada há mais de 10 anos.

A cerimônia reuniu a vice-prefeita Sediene Maia, secretários municipais e os vereadores Marco Antônio Pereira, o Marquito, Luiz Carlos da Silva, Luiz enfermeiro, Mário Arthur, líder de governo na Câmara e Demóstenes Nunes, presidente da Casa.

A construção do ginásio poliesportivo do Parque Maíra foi iniciada com recursos de uma emenda parlamentar do então deputado federal Deley de Oliveira. A conclusão da obra era uma preocupação do prefeito Ednardo Barbosa, desde que assumiu o seu mandato em 2017, mas devido a problemas financeiro que a prefeitura enfrentava e as pandemia, só foi possível retomar a obra no ano passado com recursos do próprio município no valor de R$ 995.327,69.

- Estamos muito felizes, pois o ginásio tem um significado importante para gente, uma obra emblemática de 2010, que enfrentou inúmeros problemas por isso, resolvemos licitar novamente atualizar a planilha de custos e assumir a obra com recursos próprios. E está aqui o fruto do nosso trabalho e compromisso. Gostaria de agradecer mais uma vez as equipes das secretarias de Serviços Públicos e Planejamento, Gestão Estratégica e Obras – destacou o prefeito Ednardo.

O recapeamento asfáltico da Avenida Nilton Penna Botelho, principal via de acesso à Volta Redonda e a pavimentação do polo industrial foram realizados por meio de um convênio da Prefeitura de Pinheiral com o DER (Departamento de Estradas de Rodagens) pelo programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro 'Asfalto Presente'. Os recursos foram intermediados pelo Deputado Estadual Gustavo Tutuca, parceiro de longa data do município, a quem o prefeito Ednardo Barbosa agradeceu. O valor dos dois investimentos soma cerca de R$ 2,2 milhões.

- Entregamos também hoje duas outras importantes obras. O recapeamento da Avenida Nilton Penna Botelho que sofre com o trânsito pesado de veículos e que desgastada com o tempo necessitava de uma intervenção e a tão sonhada pavimentação da nossa área industrial, que consolida o nosso apoio ao crescimento da indústria local e geração de emprego e renda na nossa cidade - disse o prefeito.

Durante as festividade de aniversário da cidade foi entregue um pacote de obras e anunciados pelo prefeito Ednardo Barbosa inúmeros investimentos, na área da infraestrutura, saúde, educação com a construção da sede própria da creche e pavimentação do loteamento novo também no bairro Parque Maíra, reformas do Pronto Socorro, Clínica de Fisioterapia, Secretaria de Educação e da sede da prefeitura, construção da área de lazer no Cruzeiro II, cobertura da quadra poliesportiva e pavimentação do bairro Varjão, adesão ao programa Casa da Gente, contenção de encosta no bairro Chalé, construção do mercado popular, implantação de praça no bairro Jardim Real, reformas das Praças Brasil e Teixeira Campos, além das obras já em andamento como a reforma da quadra do Centro, drenagem e pavimentação e contenção de encosta no bairro Três Poços, construção da Casa da Cultura, na Praça Teixeira Campos, reforma e ampliação da Secretaria de Saúde, que possibilitará a implantação de uma Fábrica de Óculos.

- Muitas destas obras e investimentos estão sendo possíveis graças a parceria de deputados, pois sem o apoio de parlamentares nada conseguimos. Por isso faço questão de gradecer ao meu amigo e parceiro de sempre, o deputado estadual, Gustavo Tutuca e os companheiros deputados federais, delegado Antônio Furtado e Dr. Luiz Antônio Corrêa – enfatizou o prefeito Ednardo Barbosa.

 

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Antes das inaugurações o prefeito Ednardo Barbosa e a vice-prefeita, Sediene Maia, participaram da missa de ação de graças pelo aniversário de 27 anos da cidade, que contou com a presença do deputado Federal, delegado Antônio Furtado. A cerimônia, realizada na Praça Brasil, foi presidida pelo padre Clésio Vieira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

 

CEAM

Em seu aniversário Pinheiral ganhou também dois importantes equipamentos em favor das mulheres: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e um novo mamógrafo, inaugurados nesta terça-feira, 14, pelo prefeito Ednardo Barbosa e vice-prefeita, professora Sediene Maia. O centro, vinculado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vai atender e ajudar mulheres vítimas de violência, oferecer ajuda social, jurídica, psicológica e toda uma rede de proteção, atividades e oficinas que promovem a autoestima como arteterapia, coral, atividades físicas e oficinas em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, o centro contribuirá ativamente com o planejamento e execução de Políticas Públicas para Mulheres e prevenir o agravo da violência gênero no município.

 

MAMÓGRAFO

A partir de agora, as quase 14 mil mulheres cadastradas na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde de Pinheiral terão acesso direto ao novo e 1º mamógrafo instalado no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, não sendo mais necessário se deslocarem a outros municípios. Isso também já ocorre com serviços importantes de ultrassonografia, ecodoppler, atendimentos e cirurgias oftalmológicas como a de catarata, além de reduzir a fila de espera. Com mais este investimento na gestão prefeito Ednardo Barbosa e vice-prefeita, Sediene Maia, as mulheres poderão ser mais bem cuidadas na prevenção contra o câncer de mama.

 

MONITORAMENTO DE CÂMERAS

Na manhã de quarta-feira 15, o prefeito Ednardo Barbosa lançou o sistema de monitoramento de câmeras, programa Cidade Segura em parceria com as polícias Civil e Militar, que vai garantir mais segurança aos moradores.

Além do prefeito, participaram do lançamento a vice-prefeita, Sediene Maia, os comandantes do 5º CPA, Coronel Marcelo Malheiros, do 28º Batalhão de Volta Redonda, Coronel Martins, da 3° Cia de Pinheiral, tenente Flávio, o delegado da 101ª DPª, Anderson Ribeiro, secretários municipais e os vereadores Jordácio Elias Mendonça e Mário Athur.

Os equipamentos de alta tecnologia e última geração possuem nitidez acima da média com a gravação em Full HD e captação de imagem noturna. As lentes têm um zoom digital de seis vezes, o que possibilita a observação de ações suspeitas e até a identificação da placa de veículos. As imagens serão monitoradas por policiais militares, com auxílio de uma TV 43 polegadas e um computador, para que em caso da ocorrência de um crime as viaturas sejam acionadas e imediatamente encaminhadas ao local.

As 29 câmeras no total serão instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade, centros comerciais, nas proximidades das agências bancárias e nas entradas da cidade nos limites dos municípios de Barra do Piraí (estrada Pinheiral/Vargem Alegre), Piraí (Rodovia Benjamin Constant) e Volta Redonda (Avenida Nilton Penna Botelho e Helena Corrêa de Miranda).

O prefeito também destacou a importância da cidade ter seu primeiro sistema de monitoramento, como também as ações que vêm sendo implantadas para garantir a segurança da população. “A gente já tinha esse desejo e agora a gente concretizou esse sonho. Paralelo ao monitoramento de câmera, a gente está fazendo a instalação de iluminação de LED em todos os bairros da cidade, em todas as vias públicas e isso chega pra ajudar na segurança da nossa cidade”.

O prefeito destacou ainda a importância de trabalhar em parceria com as forças de segurança. “Alguns pontos são importantes de se monitorar, até para a gente inibir uma possível venda de drogas, algumas questões nesse sentido. Então a gente está trabalhando em conjunto com as forças de segurança pra fazer com que esse índice caia cada vez mais, que ele chegue ao patamar de não ter praticamente nenhum. Esse é o nosso objetivo”.

O comandante do 5º CPA, Coronel Marcelo Malheiros, parabenizou a prefeitura de Pinheiral pela iniciativa. “Este é um equipamento fundamental para auxiliar as forças de segurança no monitoramento da cidade e combater a criminalidade. Há muito tempo a prefeitura é parceira do 28º Batalhão e do 5º CPA, ajudando a manter a segurança e os baixos índices de criminalidade na cidade. Pinheiral é uma cidade tranquila, muito boa para se viver”.

O delegado titular da 101 DPª, Anderson Ribeiro falou sobre a importância do sistema no trabalho da Polícia Civil. “O sistema de monitoramento é uma ferramenta indispensável atualmente para auxiliar o serviço de investigação. Parabenizo a prefeitura de Pinheiral, na pessoa do nosso prefeito Ednardo, por essa iniciativa que muito vai possibilitar aumentar a segurança dos munícipes. Pinheiral está entrando no primeiro mundo, porque as maiores cidades possuem esse sistema de monitoramento”.

 

ILUMINAÇÃO DE LED E QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA ROSA CONCEIÇÃO GUEDES

Ainda na quarta-feira, 15/06, o prefeito Ednardo Barbosa e a vice, Sediene Maia, entregaram as duas últimas benfeitorias do pacote de obras inauguradas em homenagem aos 27 anos de Pinheiral. Em uma única cerimônia realizada no bairro Parque Maíra foram inauguradas oficialmente a substituição de toda a iluminação da cidade por LED (que foi iniciada no bairro) e da quadra esportiva da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes.

A troca da iluminação de lâmpadas normais por LED foi uma iniciativa pensando em melhorar ainda mais a segurança e conforto dos moradores da cidade e, consequentemente, auxiliam também na economia de energia, visto que são bem mais econômicas que as luminárias tradicionais, tendo menor desgaste ambiental e vida útil mais longa. Além disso, as lâmpadas LED são capazes de emitir luz de forma mais eficiente, o que torna o ambiente mais adequado para o uso da população.

A iniciativa no valor de mais de R$ 2 milhões foi realizada com recursos próprios pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e tem como finalidade valorizar os espaços urbanos, faz parte do Programa Cidade Segura, uma iniciativa da prefeitura que aliada ao monitoramento de câmeras em breve instaladas em vários pontos da cidade vai aumentar a percepção de segurança no período noturno.

Lembrando que os prédios públicos municipais, incluindo todas as escolas da rede, já possuem iluminação LED. A substituição foi realizada em parceria com a Light.

Já a nova quadra da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes foi financiada por meio do Salário Educação (uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública), e vai atender a quase 400 alunos que até então não possuiam local apropriado para a prática de atividades físicas.

A quadra de 534 metros quadrados era uma obra muito esperada por toda a rede de alunos e professores da unidade escolar.

Na ocasião o prefeito Ednardo Barbosa aproveitou a oportunidade para anunciar os novos planos da gestão para a unidade escolar.

- Sem dúvidas essa é agora uma das melhores quadras do município. Já tive uma conversa com o Fernando e nosso planejamento é ver uma melhor data para trocar todo o piso da escola, além da inclusão de um laboratório. Muito em breve será iniciada a tão esperada pavimentação do loteamento novo aqui do Parque Maíra, bairro por qual tenho muito carinho - afirmou o prefeito.

A cerimônia contou com a participação da Fanfarra da Escola Rosa Conceição Guedes, além dos vereadores Mário Athur Franco, Léo Cabral, Jordácio Elias Mendonça, Luiz Carlos da Silva, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Cabral e demais secretários municipais.