SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANÇAS BUSCAM INCENTIVOS PARA EMPRESÁRIOS DE PINHEIRAL

l

Eles estiveram com o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Cássio Coelho, nesta segunda-feira (26)

Na tarde desta segunda-feira, 26/09, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, e Finanças, Wanderson Siqueira, estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para uma reunião junto ao Secretário Estadual Cassio Coelho para tratar de assuntos voltados a Lei de Incentivo Fiscal de Redução de ICMS e também do novo Polo Industrial que o município de Pinheiral receberá em breve em parceria com o Governo do Estado.

Desde 2010, Pinheiral faz parte das cidades que oferecem o benefício de redução de ICMS de 18% para 2% para empresas que fazem beneficiamento e industrialização. Mas foi a partir de 2017, na gestão do atual prefeito, Ednardo Barbosa, que o município entrou na empreitada de atrair novas empresas e se fortaleceu no segmento do aço, criando seu próprio polo metal mecânico.

A partir daí, os números não pararam de crescer. Em 2017 as empresas de Pinheiral somavam repasses de ICMS ao Estado em aproximadamente R$5 milhões por ano. Em 2020 este valor chegou a cerca de R$56 milhões, e em 2021, o valor repassado chegou a R$145 milhões, posicionando Pinheiral como a 6° cidade dentre as 12 do médio paraíba.

Este resultado fez com que a Secretaria de Estado reconhecesse a credibilidade e trabalho realizado dentro do município, destinando para Pinheiral um dos 28 distritos industriais que serão criados em breve em todo o estado. Na região, apenas Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral estão no pacote de novos distritos industriais do estado.

Na ocasião também foi discutido alguns ajustes que se fazem necessários para continuidade de captação de novas empresas para Pinheiral através do Benefício Fiscal, bem como da tratativa de alguns casos que ainda estão sob análise da comissão julgadora. Além disso, foram iniciadas as tratativas de levantamento de documentos e projeto para inicializar o novo distrito industrial.

"Mais uma vez estamos avançando com o desenvolvimento de nossa cidade. E esta conversa hoje com o secretário Cassio Coelho só veio a fortalecer que estamos no caminho certo. Estamos trabalhando todos os dias para fazer Pinheiral ser uma cidade sustentável gerando renda e empregos para as pessoas da própria cidade. Meu lema a frente desta secretaria é de tirar daqui o slogan que somos cidade dormitório de Volta Redonda. Ao contrário disso, somos uma cidade em pleno crescimento, com muitas conquistas e avançando cada vez mais" comentou Júlio Barbosa - secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.